sábado, 1 de janeiro de 2011

Colo

Há momentos em que amigos nos procuram em casa ou nos chamam pra ir ao seu encontro precisando de um colo. Na verdade, vemos seu corpo pender, perder a tensão, se apoiar em nossos braços, mas não é só o que vemos que nos suplica alento, aliás, o corpo "fala" mesmo quando não está em si a origem da dor, mas o faz porque é indissociável da alma e por ela geme ou se contorce muitas vezes.
Já recebi amigos em momentos assim e também já fui visitá-los.
Estando em minha casa ou indo ao seu encontro, recebi com braços fortes, semblante sereno e tom de voz seguro, mesmo havendo motivos pessoais para esmorecimento. Nesta hora, há indubitavelmente uma mudança de foco, invoca-se as forças arquivadas na memória pelas vitórias obtidas e põe-se em movimento para tudo restaurar no outro.
Um assento macio e confortável, um olhar atento, uma escuta ativa é tudo de que precisam.
Não. Não só.
Dá pra melhorar o resultado. Dá pra tocar a alma por caminhos indiretos.
Uma canja ou sopa de legumes perfumada com temperos aromáticos, dos quais ressalto que para mim os melhores são salsinha ou manjericão e que seria demais usar os dois juntos, lembrando que devem ser colocados na hora de servir para melhor exalar o "perfume". Isto "aquece" a alma contundida e alivia a dor.
Se depois ainda houver "frio" ou perceber a necessidade de terapia intensiva, sirvo ainda um chá quente, com a devida demora do preparo, para que a infusão libere pouco a pouco cor e vapor que será inalado e neste caminho chegará até a alma aquecendo suas vísceras. (Sim, as da alma.)
Indo ao encontro de um amigo precisando de colo, lembro de um chocolate ou de uma torta de maçã. O doce acalma, repõe a energia gasta e enquanto se degusta, é possível pensar melhor, além do que, comer junto é simbolicamente sinônimo de festa, uma vez que ninguém faz festa sozinho. E simbolicamente vai se mudando a sensação daquele momento de dor.
Adoro sopa. Adoro chá (preto rsrs). Adoro chocolate. Adoro torta de maçã.
Pelo sabor sim, pelo aroma também, mas especialmente pelo calor que provocam no corpo e na alma.
Hoje eu fiz uma sopa pra mim. Fiz também um chá (preto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário