quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tributo aos educadores

Depois de um episódio de sofrer a ação de extrema falta de civilidade de uma pessoa no trabalho, exorcisei os demônios que me convulsionavam, pegando a estrada à noite, aliás, toda bem sinalizada como requer a modernidade para conforto e segurança da vida humana, e acelerando nos melhores pontos, pra desfrutar calmamente da sinuosidade de outros, enquanto ouvia Rock Light. O destino era a luz no ponto de fuga, que curiosamente coincidia com um lugar que abrigou por algum tempo uma pessoa altamente civilizada, excessivamente perspicaz e visionária, extremamente objetiva e firme, equilibradíssima, amorosa apesar de raramente afetuosa. Acho que fui procurar "colo", como se o lugar guardasse a essência dessa pessoa. Bastou o tempo relativamente rápido de ir e vir, sem parada alguma, para destilar o veneno acumulado no fígado. E aí foi possível pensar no reverso da moeda, no avesso daquela situação inadmissível de deselegância, de selvageria, de curta visão, de ignorância, de descontrole, de amoralidade, de mediocridade a que me obriguei ficar por um tempo.
Não posso deixar de lembrar o que disse-me o ex-marido advogado uma vez, que eu devia fazer o curso de Direito e trabalhar com tribunal de júri, não perderia um. Acho que levei a sério isso sem entrar oficialmente para o campo de trabalho jurídico, mas sim no campo dos embates quaisquer que se nos apresentam, e são muitos no exercício da minha profissão. E fazer um leão que ruge miar como um gatinho demanda muita energia, coisa que salário algum paga, mas paga ao menos a dose pra aliviar o dia...rs.
O reverso do desrespeito, do desconhecimento, da falta de delicadeza com os profissionais da educação, tentei expressar no texto que segue, validando o precioso trabalho do educador, dando-lhe o justo feedback.

Caríssimos Professores, Educadores,
boa noite!
Começarei por comentar esta forma de tratamento que gosto de usar, e em especial com vocês...”Caríssimos”. Talvez para alguns gere até uma desconfiança...”Será que é costume dela usar? Será que ela está sendo sutilmente irônica? Será que ela é assim superlativa, "hiperbólica", exagerada? Será que aprendeu nos livros, achou “chique” e resolveu figurar de “letrada”? Será que realmente ela me acha uma pessoa cara?
Qualquer coisa que eu diga, só se tornará verdade pra você se você sentir, perceber, constatar coerência entre o que eu lhe digo e o que lhe faço no dia-a-dia. Bem, espero mesmo que em nosso cotidiano, em nosso sempre pouco convívio, eu consiga ser coerente com o que de fato quero dizer com “Caríssimos”:
                                             VOCÊ É UMA PESSOA IMPORTANTÍSSIMA!
Primeiro porque é gente. E isso basta. E isso é suficiente para justificar o “caríssimos”.
Mas há outros motivos:
- VOCÊ SE FAZ LUZ NO FUNDO DO TÚNEL DA IGNORÂNCIA!
- VOCÊ É UM GIGANTE EMOCIONALMENTE, SUPERANDO-SE DIARIAMENTE NA CAPACIDADE DE AUTOCONTROLE, COMPREENSÃO E RECONDUÇÃO DOS NÍVEIS DE CIVILIDADE, MUITAS VEZES EM DECLÍNIO À SUA VOLTA.
- VOCÊ ABRAÇOU, APAIXONADO (A) O ÚNICO CAMINHO DE SUCESSO E DE FELICIDADE REAL, O DA EVOLUÇÃO, DO CRESCIMENTO, EM TODOS OS SENTIDOS. Como sei que é apaixonado (a) pela evolução e crescimento? Simples. Você quer que outros sigam o mesmo caminho...por isso é educador...não consegue guardar só pra você o que sabe, o que vislumbra.
- VOCÊ MOVE A HUMANIDADE PARA FRENTE E PARA CIMA, E COM SEU HUMANISMO CRISTÃO OU NÃO, DÁ À GERAÇÃO MAIS NOVA OUTRAS POSSIBILIDADES DE VISÃO DE MUNDO QUE NÃO APENAS A MERCANTILISTA, A DO INDIVIDUALISMO, A DA EXPLORAÇÃO, A EGOCENTRISTA, A UTILITARISTA, A IMEDIATISTA, A REDUCIONISTA. Você sabe “usar as coisas” e “amar as pessoas”.
- VOCÊ TEM O PODER DE SOBREVOAR AS SITUAÇÕES MEDÍOCRES CRIADAS POR QUEM TEM POR HORIZONTE APENAS SEU UMBIGO; VER LONGE AS GRANDEZAS A SEREM ALCANÇADAS E; INCANSÁVEL E ESTRATEGICAMENTE FAZER ALÇAR VÔO OS DE ALMA LEVE E SEDENTOS DE CONHECIMENTO.
- VOCÊ SE FAZ PRÓ-ATIVO (A) ONDE E QUANDO HAJA UMA SITUAÇÃO EXIGINDO DIREÇÃO, MOVIMENTO, RESULTADOS.
- VOCÊ NÃO TEM SIDO RESPEITADO (A) E VALORIZADO (A) DE FORMA JUSTA POR GRANDE PARTE DA SOCIEDADE E TEM SUPORTADO ATÉ CONDIÇÕES FINANCEIRAS E MATERIAIS AQUÉM DO QUE OUTRA PROFISSÃO PODERIA PROPORCIONAR, PELO IDEAL DE UM MUNDO MELHOR.
- VOCÊ É UM EQUILIBRISTA, SEMPRE FAZENDO TUDO DAR CERTO, APESAR DE TANTOS EMPECILHOS E REVESES.
- VOCÊ RESISTE À TENTAÇÃO E ÍMPETO DE EXPLICAR O VALOR DE SEU TRABALHO, OU QUANDO O FAZ, É SEMPRE COM A DEVIDA AUTORIDADE E INDIGNAÇÃO DE QUEM ESPERAVA QUE O OUTRO JÁ SOUBESSE.
- VOCÊ NÃO SE VENDE, NÃO NEGOCIA PRINCÍPIOS, VALORES, NÃO PERMITE QUE AVILTEM SUA INTEGRIDADE, FAZ-SE RESPEITAR E “EXPULSA OS VENDILHÕES DO TEMPLO” QUE SONHAM E TENTAM TRANSFORMAR A ESCOLA EM CASA DE COMÉRCIO ONDE POSSAM COMPRAR PARA SEUS FILHOS  APROVAÇÕES, PRIVILÉGIOS, PERMISSIVIDADE E COM AMEAÇAS ESCRACHADAS OU SUTIS. Esses só sabem “amar as coisas” e “usar as pessoas”.
Depois desse começo quero apenas dizer: só mais alguns dias e você professor (a) terá as merecidas férias, para que recupere as energias, as crenças, as perspectivas, os sonhos.
Desejo que a vida lhe presenteie com tudo que há de bom, de belo, de verdadeiro porque você merece receber multiplicado o que dá.
Eu lhe agradeço pelo mundo melhor de amanhã.

Um comentário: