terça-feira, 26 de abril de 2011

Um chá


Cheguei do trabalho ontem. Tarde Fria. Fui tomar um banho pra livrar a alma da fuligem das queixas do dia, e sempre são muitas, mais do que é capaz de imaginar. Quer ser minha "Sombra" durante um dia? Eu não seria cruel permitindo. Mas, também fui para o banho pra aquecer o corpo. Saí vestindo meu roupão de inverno, aveludado, marcado com minhas iniciais, do tempo do surto com o artista de cinema, que não queimei porque seria desperdício, é muito gostoso de usar. Fui até a cozinha. Coloquei a chaleira pra esquentar a água, que não deve entrar em ebulição, mas chegar às portas. Peguei uma das caixas de chá que ganhei. Uma pessoa querida, especial me deu. Abri a caixa escrita toda em Mandarim, vermelha. Nunca mais acharei esse chá se gostar dele, pensei. Não sei bem onde adquiriu pra me trazer. Fez a gentileza porque comentei da minha busca pelo chá que gostava e desapareceu do mercado: Real Bland! Era um chá preto. Lembro que dizia na embalagem: Tipo Assam e Orange Pekoe. Nunca mais achei uma marca de chá preto com estas duas características juntas. Do que pude descobrir parece que Tipo Assam significa que é da região de Assam - Índia e Orange Pekoe significa o tempo de secagem e torra. Encontrei há um tempo um substituto, também nacional, antigo, do tempo da minha avó (ela realmente usava): Tupi, caixinha amarela com o desenho de um índio - granel, caixinha vermelha - sachê, onde consta tipo orange pekoe, cujo sabor é bem próximo daquele favorito. Este da caixa vermelha escrita toda em Mandarim me deu dupla alegria: o sabor também muito próximo do favorito e ainda trazia boas lembranças da pessoa que me deu. A xícara também tem algo que evoca significados outros, tem a estampa estilizada de tulipas, flores lindas, de um colorido diverso, de uma terra especial. Com este conjunto - Roupão, chá e xícara - sentei-me no sofá da sala de TV e me senti abraçada pelo Roupão e aquecida pelo chá, bebendo lembranças saborosas e fortes. Servido (a)? Do chá. Lembranças? Sirva-se das suas. Das que forem tão boas quanto as minhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário