quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pedofilia 1. Vamos refletir?

Para exercitar outra perspectiva, não tão nova, mas pouco comum.

02.04.10 Uma Reflexão do Bispo de Tanger

No meio, com dor e com amor

“No meio” colocaram a adúltera seus acusadores. “No meio” ficou a mulher quando os acusadores, um a um, escaparam, deixando-a sozinha com Jesus. “No meio” colocaram a mulher, mas a quem pretendiam comprometer e acusar, a quem de verdade queriam colocar no meio era Jesus (cf. Jo8,1-11).

Hoje, letrados e fariseus colocaram “no meio” o monstro, o clérigo surpreendido em flagrante delito de pederastia, e não o levaram ao tribunal competente para que o julgasse conforme a justiça, senão que o levaram a sua mãe, a Igreja, jogaram-no como lixo a seus pés, para colocá-la “no meio”, para envergonhá-la, comprometê-la e condená-la.

Letrados e fariseus, gente estéril, seios que nunca conheceram a vida nem a ternu ra, pretendem que uma mãe condene a seu filho: se não o condena, não é justa, se o condena, não é mãe.

Letrados e fariseus, arrogantes, soberbos e hipócritas, insistem em perguntar à mãe: “Tu, que dizes­?” Perguntam como se eles fossem inocentes do crime que fingem perseguir. E perguntam a ela, à Igreja, como soube e como pode, tentou sempre educar no amor e na virtude os seus filhos. Perguntam à mãe os mesmo que destruíram o seu filho: os profetas da revolução sexual, os que instigam as crianças à masturbarem-se, os comerciantes da pornografia, os expertos do turismo sexual, os que consideram a prostituição um trabalho como outro qualquer e a castidade uma aberração.

Hoje a Igreja, como no passado Jesus, encara seus acusadores com a realidade de suas próprias vidas. “Quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra”.

Hoje, como outrora, a Igreja, como Jesus, terá que inclinar-se para carregar o peso de seus fi lhos, com a culpa de seus filhos, com a morte de seus filhos. Quando se incorpore, ali “no meio”, estarão sozinhos, ela e seus filhos, com uma dor sem palavras e um amor sem medidas.


+ Fr. Santiago Agrelo
Arcebispo de Tánger

Nenhum comentário:

Postar um comentário