quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pedofilia 2. Vamos continuar a refletir?

Reflexão do Arcebispo de Londrina

Pedofilia

1- A Igreja pede perdão e faz reparação pelos graves delitos de pedofilia de alguns de seus filhos. Digo alguns, porque a maioria dos sacerdotes são homens de Deus, missionários, lutadores, ministro de Cristo. Entre 46 mil sacerdotes nos Estados Unidos, 218 casos de pedofilia foram comprovados, desde 1950, até hoje. Dentre 210 mil casos de pedofilia na Alemanha 209 foram praticados por pessoas consagradas. No Brasil temos 16 mil padres, 99% são fiéis. No mundo existem 407 mil padres e 96% deles são bons sacerdotes. Porque só a Igreja Católica é visada? Sem dúvida existe orquestração organizada em tudo isso, com a histeria anti-católica da mídia que em nome da modernidade fomenta a erotização da sociedade.

2- A Igreja, além de fazer reparação pelos erros e delitos de seus filhos, deve aprender com seus erros e corrigir rotas para o futuro. Nossos candidatos ao sacerdócio já trazem estes problemas de sua família, escondem esta anomalia e carregam consigo este espinho na carne. Precisam de médicos, de cirineus, de orientadores. É claro que nada disso justifica seus erros, porém, são elementos para a nossa reflexão.

3- Nesta hora, não esqueçamos o imenso bem que a Igreja realiza em favor das crianças nas creches, escolas, orfanatos, hospitais infantis, pastoral do menor e da criança, adoção, infância missionária, coroinhas, Apae etc. O calvário, a dor, a vergonha que a Igreja passa nestes dias, reverterá em conversão, purificação, santificação. As portas do mal não prevalecerão e a Igreja não deixa de ser santa enquanto Corpo de Cristo. A santidade é invencível por ação da graça. Creio na Igreja santa.

4- Como fazer justiça com pessoas erradas e ao mesmo tempo ter misericórdia, perdão e amor com elas? Por acaso basta a vingança e a condenação? Haja, sim, a punição justa, mas sem esquecermos o amor incondicional e do perdão aos inimigos. Não podemos nos embrutecer. Ninguém é totalmente mau. Muitos casos de pedofilia não atingem crianças, mas adolescentes e jovens que são vítimas do erotismo e da permissividade. Eles são “garotos e garotas de programa”. Neste caso se trata de “efebofilia” e rigorosamente falando é outra coisa que pedofilia. Em muitos casos punidos como pedofilia a pessoa praticou um toque, uma carícia, isso é tido como abuso sexual, melhor seria chamar de “assédio”. É claro que nem isso é justificável, mas, nem tudo é ato de agressão a crianças inocentes.
5- Não há relação entre celibato e pedofilia. Todos sabemos que a ocorrência da pedofilia acontece mais nas famílias, portanto ente casados, que entre os celibatários. Trata-se de uma anomalia que atinge todos os setores da sociedade e situações da vida.

6- Geralmente as pessoas com problema de pedofilia foram vítimas de pedófilos quando eram crianças ou adolescentes. Certamente a erotização da sociedade, o turismo sexual, a internet muito contribuem para que o liberalismo e permissivismo ético, fato este, que facilita todo tipo de relacionamento sexual sob a capa de modernidade. É comum hoje a gente ouvir: nada é pecado, todo mundo faz, é normal, etc. Não esqueçamos que um dos elementos da decadência das civilizações é o erotismo, ou seja, o abuso da sexualidade. Ser livre e ser libertino são coisas bem distintas.

7- A Igreja reconhece, repara e paga pelos erros de seus filhos. Grupos e pessoas mal intencionados aproveitam desta situação para desmoralizar, desmobilizar, desestruturar a Igreja de Cristo. Jesus alertou que seríamos odiados, perseguidos e mortos. Nossos algozes acabam sendo nossos artistas. Por outro lado, a Igreja cresce e se fortalece com o sangue dos mártires, as perseguições e humilhações. As portas do mal não prevaleceram. A primazia é da graça. “Coragem, eu venci o mundo” (Jo 16,32).

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
Publicado na Folha de Londrina, 17 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário