sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tem gente que não tem fino trato

Tem gente que não sabe agir com delicadeza. Tem gente que não tem coragem. Tem gente que não dá de si e espera receber tudo do outro. Tem gente que avalia mal o que recebe de bom. Aí SE magoa e devolve indiferença a quem lhe deu tanta compreensão. Mas entendo. Coisa da pouca idade. Coisa da má formação. Coisa instintiva. Coisa de sentimentos mal conhecidos. Coisa da vontade mal treinada. Mas tudo bem. A vida ensina ao velho e ao novo. Que pena. Todo o esforço de tolerância feito não foi sentido, percebido, valorizado. Um dia quem sabe passará por situação semelhante para entender. Ninguém vai desta para melhor sem se dar conta de quando foi injusto. Acontece comigo. Acontece com todos.

Tem notícias que a gente deve ao outro, por respeito, por carinho, por dignidade, até por questão de inteligência, sabendo que evitaria dissabores. Será que não queria que eu soubesse? E por que? Ou é só falta de decência mesmo? Ou falta de treino em fino trato? Não importa. Vai sentir o mesmo. Vai entender. Vai repensar. Vai aprender. Só então partirá. E chega de explicar tudo de todos. Esse sempre foi meu jogo, justificar o erro das pessoas, dos próximos, dos por mim bem quistos. Maldito conhecimento das humanidades. Chega de achar que todo mundo é bom. As pessoas não são boas todas, nem todo o tempo. Há pessoas más. Há pessoas burras e ofendidas como disse Maria Bethânia um dia. Há pesssoas doentes do sistema límbico (Sim, estou falando dos psicopatas antissociais). Mas o texto não é sobre um caso desse, não há sinais de deficiência orgânica cerebral, mas evidente más escolhas.

Há homens que fiz crescer, que fiz aprender coisas importantes que seus pais e suas escolas não os ensinaram, que com isso conquistaram posições. Há homens arrogantes. Há homens a quem só resta a queda livre porque perderam a fonte estimulante. Há homens que despertam o melhor em mim e isto deixo motivar minhas ações. Há homens que despertam o pior em mim e que me fazem ter que exercer grande autocontrole para não deixar que isto decida o que faço. Esses homens ruins me fazem ser muito melhor do que já sou, portanto. Há homens que são fracos, pobres, diminutos. E as palavras gastas aqui pra me referir a eles chegam a ser superiores ao seu mérito, mas servem para evitar que minha mente devolva a eles involuntariamente os danos recebidos. Evitando a efervecência do inconsciente abrandando inclusive a fúria de Deus, de quem sou filha predileta, e a Quem já vi ser mais contundente e eficaz (antes eu dizia "perverso" rs) do que eu quando se trata de fazer alguém entender o mal que me fez.

Parece forte o que leu?

Arrogante?

Duvida?

Não conhece as forças ocultas da mente humana tampouco a pedagogia divina.

Não se preocupe. Minha inocência me foi roubada aos poucos por muitos e com isso adquiri conhecimento empírico daquilo que era só teórico um dia, mas a bondade não conseguiram ainda roubar. Espero resistir sempre para não me juntar aos que estão do lado de lá.

Acabo de lembrar: "Os bons são maioria" diz a propaganda da Coca-cola.

Mais uma vez
( Renato Russo)



Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário