sexta-feira, 18 de março de 2011

Fenômenos da Interação Humana - Atitudes Sociais

Atitude é um conjunto de posições pró e contra alguém, um acontecimento ou instituição. Envolve sentimentos, pensamentos e a prontidão para agir, todos interligados, no entanto, nem sempre coerentes, pois, sabendo o que uma pessoa sente e pensa em relação à outra nem sempre pode prever seu comportamento, embora seja forte indicativo.

A busca de harmonia entre o que sentimos, pensamos e nos dispomos a fazer é o que muitas vezes nos leva a não acreditar que um amigo fez algo que condenamos.
Não há consenso entre os psicólogos sociais de como se formam as atitudes. Há pelo menos cinco hipóteses:
- As atitudes são decorrentes dos processos tradicionais de aprendizagem (condicionamentos e imitação);
- As atitudes são resultantes das buscas de coerência entre afetos, cognições e comportamentos;
- As atitudes são decorrentes de identificação com grupos de referência positiva;
- As atitudes são decorrentes do tipo de personalidade;
- As atitudes são decorrentes de um exame racional da relação custo-benefício, feita pela pessoa no exame dos prós e dos contras.

Sobre a mudança de atitude, é preciso dizer que se trata da mudança não apenas do comportamento, mas sim do afeto pró ou contra um objeto social. Assim, trata-se de uma mudança mais duradoura. E os outros fatores que mais contribuem são: credibilidade do persuasor; ordem de apresentação dos argumentos dos mais importantes aos menos importantes; a forma da comunicação – unilateral, que apresenta apenas argumentos favoráveis a uma posição ou – bilateral, que apresenta os argumentos a favor e contra uma posição; apresentação ou não do objetivo da persuasão conforme o nível intelectual de quem se pretende persuadir; a maior quantidade de tentativas só dá resultado se a credibilidade do comunicador for alta; argumentos com apelo emocional funcionam mais para pessoas de baixo nível educacional e intelectual, podendo ser usado com qualquer grupo de pessoas para despertar a atenção inicial.

Referência:

HEIDER, F. Psicologia das Relações Interpessoais. São Paulo: Pioneira, 1970.
RODRIGUES, A. Psicologia social para principiantes. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

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